Composição dos Combustíveis
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A Gasolina, cuja fórmula é C8H18, trata-se de um
combustível de origem fóssil, constituído a partir de hidrocarbonetos,
compostos orgânicos resultantes da ligação entre carbono e hidrogênio.
Os principais hidrocarbonetos que a compõem são o Butano (C4H10) e o
Isopentano (C5H12), os quais ambos podem ser obtidos a partir do
processo de destilação. A gasolina também pode ser produzida a partir de
produtos oxigenados, porém, em quantidade reduzida. Ela se dispõe
estruturalmente da seguinte forma:
Ao contrário da gasolina, o Etanol (C2H6O) é um
combustível produzido, no geral, a partir de recursos vegetais. Sua
forma mais comum de fabricação é a partir da fermentação do açúcar
proveniente da cana (no Brasil) e do milho (EUA), com o auxílio das
enzimas invertase e zimase.
A gasolina e o etanol podem ser diferenciados por
diversos aspectos, dentre eles, a estruturação molecular, o modo de
obtenção e o potencial calorífico. Devido ao fato de possuir oxigênio em
suas moléculas, o potencial calorífico do etanol mostra-se inferior ao
da gasolina, visto que o oxigênio (que corresponde a aprox. 35% da massa
molecular) aumenta o peso da substância, mas não produz energia. Ou
seja: um carro que utilize etanol como combustivo necessitará de um
volume maior de combustível para percorrer a mesma distância que um
carro movido à gasolina. O etanol também apresenta um calor de
vaporização mais elevado que o da gasolina (Etanol – 744kJ/L Gasolina –
325kJ/L), o que quer dizer que o etanol precisa receber mais que o dobro
de energia para realizar o processo de vaporização. O etanol também
apresenta ponto de fulgor (temperatura a partir da qual pode haver uma
quantidade suficiente de combustível vaporizado a ponto de gerar uma
explosão) mais elevado que o da gasolina, sendo o do etanol 13°C e da
gasolina -40°C. Estas propriedades também derivam da presença de
oxigênio na molécula de etanol, que a polariza e aumenta a força de
coesão entre as moléculas, aumentando a temperatura de vaporização e
ponto de fulgor.
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