Composição dos Combustíveis

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A Gasolina, cuja fórmula é C8H18, trata-se de um combustível de origem fóssil, constituído a partir de hidrocarbonetos, compostos orgânicos resultantes da ligação entre carbono e hidrogênio. Os principais hidrocarbonetos que a compõem são o Butano (C4H10) e o Isopentano (C5H12), os quais ambos podem ser obtidos a partir do processo de destilação. A gasolina também pode ser produzida a partir de produtos oxigenados, porém, em quantidade reduzida. Ela se dispõe estruturalmente da seguinte forma:
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Ao contrário da gasolina, o Etanol (C2H6O) é um combustível produzido, no geral, a partir de recursos vegetais. Sua forma mais comum de fabricação é a partir da fermentação do açúcar proveniente da cana (no Brasil) e do milho (EUA), com o auxílio das enzimas invertase e zimase.
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A gasolina e o etanol podem ser diferenciados por diversos aspectos, dentre eles, a estruturação molecular, o modo de obtenção e o potencial calorífico. Devido ao fato de possuir oxigênio em suas moléculas, o potencial calorífico do etanol mostra-se inferior ao da gasolina, visto que o oxigênio (que corresponde a aprox. 35% da massa molecular) aumenta o peso da substância, mas não produz energia. Ou seja: um carro que utilize etanol como combustivo necessitará de um volume maior de combustível para percorrer a mesma distância que um carro movido à gasolina. O etanol também apresenta um calor de vaporização mais elevado que o da gasolina (Etanol – 744kJ/L Gasolina – 325kJ/L), o que quer dizer que o etanol precisa receber mais que o dobro de energia para realizar o processo de vaporização. O etanol também apresenta ponto de fulgor (temperatura a partir da qual pode haver uma quantidade suficiente de combustível vaporizado a ponto de gerar uma explosão) mais elevado que o da gasolina, sendo o do etanol 13°C e da gasolina -40°C. Estas propriedades também derivam da presença de oxigênio na molécula de etanol, que a polariza e aumenta a força de coesão entre as moléculas, aumentando a temperatura de vaporização e ponto de fulgor.

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